O Iperf é um software livre, do tipo client/server desenvolvido pelo National Laboratory for Applied Network Research (NLANR). Com ele podemos testar/medir o throughput da rede, e é claro, também podemos usá-lo como ferramenta de apoio para outras analises
Com o objetivo de analisar e comparar o desempenho de uma rede em ambientes de produção diferentes, o ponto de presença da RNP no Amapá usa para isso o software Iperf para homologação dos circuitos, assim sendo, é possível fazer testes:
- bidirecional
- Tradoff (um lado de cada vez)
- UDP E TCP
- Largura de banda
- Tempo de transmissão
- Pode-se determinar um tempo de transmissão
- Escolher o formato das informações (Kbits, Mbits, Kbytes, Mbytes)
COMO FAZER A AFERIÇÃO DO ENLACE?
Partindo do principio que tais testes sejam feitos deve entrar em contato com a equipe de operação do PoP-AP, que se encarregará de configurar as opções necessárias para o funcionamento da aferição do enlace. A principio deve-se escolher um host no cliente e instalar a ferramenta iperf, após a instalação deve-se utilizar um ponto a ponto para fazer os testes, tanto em linux como no windows os comandos são os mesmos, pelo terminal com um porem que ao executar o comando iperf no windows deve-ser acrescentar o formato do executável, iperf.exe, como descrito nos passos abaixo. Precisamos de pelo menos duas máquinas para fazer os testes: um Servidor e outra Cliente, neste caso um host configurado na instituição cliente e o outro lado será feito pela equipe do PoP-AP.
Importante: Para efeitos de testes repita as medidas, mas agora em presença de tráfego anormal gerado através do ping, faça testes executando o ping em várias máquinas. Também pode utilizar um ambiente misto, trabalhando com Linux e Windows ao mesmo tempo, fazer testes com a internet, com Hub, Switchs, com placas de rede em 10 MB 100 MB ou 1 GB.
Para mais informações, existem artigos completos para utilização deste e demais serviços, disponível na base de conhecimento PoP-AP.