O PoP-AP disponibiliza a todos os clientes o serviço de sincronização de relógio  através do protocolo NTP, com o qual serve para manter certo o relógio do sistema, sincronizando-o a partir de outros servidores NTP via internet, Uma vez configurado na rede da instituição cliente, este manterá as informações de data e hora atualizados, evitando potenciais problemas ou vulnerabilidades na rede do cliente. O serviço dispõe de um servidor NTP Stratum 2 (dois), o que significa uma precisão maior na sincronização dos relógios, tendo em vista que  o estrato 0 (zero), é o relógio de referência que fornece o tempo correto para o estrato 1 (um), que por sua vez fornece o tempo para o estrato 2 (dois) e assim por diante. O NTP é então, simultaneamente, servidor (fornece o tempo) e cliente (consulta o tempo), formando uma topologia em árvore.

VANTAGENS

  • Evitar ataques de negação de serviço, com manipulação de valores não corretos sobre data e hora;
  • Ao compartilhar arquivos na rede, deve-se manter os relógios das máquinas sincronizados, pois se cada maquina possuir um horário diferente fica impossível de acompanhar as datas de modificações dos arquivos;
  • Achar a versão mais recente de uma determinada aplicação ou ferramenta;
  • Fazer backup corretamente das informações criticas da rede cliente;
  • Tarefas automátizadas seram realizadas no tempo correto, como a impressão de um relatório.

COMO USAR?

Para a utilização do serviço de atualização de hora do PoP-AP, deve-se primeiramente ser um cliente associado, devido a restrição de acesso feita como forma de segurança e para evitar ataques de negação de serviço. Sendo assim para utilizar nosso serviço siga os passos descritos abaixo de acordo com o sistema operacional do seu servidor.

WINDOWS

A opção de atualização externa no windows está disponível no PAINEL DE CONTROLE > DATA E HORA > HORÁRIO DE INTERNET. Por padrão é usado um servidor da microsoft, então altere a configuração para o endereço ntp.pop-ap.rnp.br. Como listado abaixo você pode ir a partir da barra de data e hora no menu iniciar.

1 –  Vá em alterar configurações de data e hora.

2- Na janela de data e hora siga para o menu internet time ou horário da internet.

3 – Na janela mudar horário vá em modificar configurações

4 – E por último no campo server (servidor), adicione o endereço ntp.pop-ap.rnp.br e sincronize com nosso servidor.

LINUX

O Linux utiliza um sistema relativamente complexo para manter o horário do sistema. Ao invés de simplesmente confiar no horário informado pelo relógio da placa mãe, ele utiliza um sistema mais elaborado, baseado no clock da placa mãe para calcular a passagem do tempo. Sempre que o sistema é desligado corretamente, diferenças no horário do sistema e no horário informado pelo relógio da placa mãe são salvas em um arquivo e recuperadas na hora do boot.

No entanto, existem casos onde o sistema calcula o clock de forma incorreta, fazendo com que o relógio comece a adiantar ou atrasar, mesmo que o relógio da placa mãe esteja indicando o horário corretamente. A solução, nestes casos, é rodar o comando ntpdate periodicamente, de forma que o horário seja sempre corrigido antes que as diferenças se acumulem. Neste caso, a melhor solução é fazer com que o cron execute o comando de hora em hora.

Instale o pacote NTP e faça as devidas configurações em sua rede para atualização de hora, como descrito a seguir

#apt install ntp

Agora tente sincronizar a hora de seu servidor com o nosso serviço NTP;

#ntpdate ntp.pop-ap.rnp.br

ntpdate[20592]: step time server ntp.pop-ap.rnp.br offset -9.091791 sec

o resultado deve ser algo parecido com isso, caso não tenha obtido exito reveja as configurações ou entre com contato com o suporte PoP-AP.

Porém para que os serviços de sua rede se mantenham atualizados é preciso que esse comando seja rodado de hora em hora, o jeito mais simples de fazer isso é criar um pequeno script dentro da pasta “/etc/cron.hourly/”, cujo conteúdo é executado de hora em hora pelo cron. Crie o arquivo “/etc/cron.hourly/ntpdate”, contendo as duas linhas a seguir:

#!/bin/sh
ntpdate ntp.pop-ap.rnp.br

Transforme-o em executável:

#chmod+x /etc/cron.hourly/ntpdate

O cron detecta mudanças nos arquivos automaticamente. Mas, se preferir, você pode forçar a atualização usando o comando:

#/etc/init.d/cron restart